segunda-feira, 27 de junho de 2011

Esmalte: você tem alergia?

às 14:12
Essa semana no jornal Folha de São Paulo saiu uma matéria falando que a maioria dos esmaltes nacionais (Risqué e Impala)  tem mais componentes químicos agressivos a saúde do que o recomendável e que alguns deles podem causar alergias e até câncer!

Fiquei chocada porque esse é um assunto no qual eu me identifico muito, já que eu  sou alérgica a esmaltes e nessa notinha gostaria de compartilhar a minha experiência.

Hoje estou com meus vinte e muitos anos, mas quando era adolescente, como qualquer adolescente louca por cosméticos eu trocava de esmalte o tempo todo. Peguei aquela fase do começo da moda do esmalte azul, que a gente abria a caneta BIC pra misturar com esmalte incolor. (Quem já fez isso levanta a mão!Se vc levantou a mão é pq tá ficando velha como eu! kkk).

Enfim, essa fase passou e eu fiquei mais consciente com esmalte conforme fui ficando mais velha. Quando eu tinha meus 19 anos, do nada, comecei ter reações alérgicas ao esmalte. E é assim  mesmo que acontece. Num dia vc esta usando o seu esmalte favorito e nada acontece, e no outro vc fica todo feia e horrosa e não pode usar mais.

As reações alérgicas que aconteciam comigo eram:
  • Olhos - meus olhos ficavam inchados, ao ponto de parecer que eu tinha levado um soco. E a pele da minha pálpebra ressecava e descamava
  • Lábios - ficavam sensíveis, um pouco inchados e muito ressecados
Como eu nunca tinha tido alergia a esmalte antes, eu demorei uns 3 meses até descobrir o que estava acontecendo comigo e cada semana as reações ficavam piores...meus lábios cada vez mais inchados e meus olhos tão horríveis ao ponto de eu ter que usar óculos escuros na aula da faculdade...PÉSSIMO!

Até que um dia fui ao médico e ele disse: "Isso é esmalte, PARE DE USAR!"

Meu mundo caiu! Fiquei limitada a usar esmaltes hipoalergênicos, no qual a variedade de cores se limitavam a umas 10 e todas elas eram rosinhas claros ou vermelhos...e só! Nada de zul, café, roxinho...nada! Sem contar que o hipoalergênicos não possuem o mesmo brilho que os comuns e custam em média R$10 o vidrinho.

Depois de um tempo, descobri que os esmaltes da Revlon e da Nívea não contém as substâncias que me causam alergias e minha vida melhorou um pouco...só um pouco...pois cada vidrinho desses esmaltes custavam mais de R$20.

De uns 2 ou 3 anos pra cá as coisas melhoraram e muito para as pobres infelizes que tem alergia a esmalte, pois a COLORAMA tirou as substâncias que normalmente causam as reações alérgicas. São ótimos e minha vida voltou a ficar colorida!

Por isso , toda vez que eu fizer um post de esmalte, vocês vão ter que me suportar porque eu não vou ser muito criativa, já que as minhas opções de cores são bem limitadas.

É isso. Essa notinha é só um alerta pra vc tomar cuidado com as marcas de emalte que vc usa e pra informar as meninas que estão tendo uma dessas reações para procurar um médico e suspender o esmalte até descobrir o que esta causando.

Aqui tá o link da reportagem pra quem se interessar: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/908889-teste-em-laboratorio-questiona-seguranca-de-esmaltes-no-brasil.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar. Deixe seu comentário!

 

Super Recomendado Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare