terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dicas de como comprar perfumes

às 15:22



Eu queria fazer um post sobre perfumes faz tempo, falando como comprar, mostrando os meus.
Mas depois reparei que esse post ficou MEGA longo, então decidi dividir em dois: o primeiro dando dicas de como comprar e o segundo mostrando os meus perfumes.

Comprando em loja física
Comprar em loja física tem suas vantagens, já que você pode experimentar o perfume. Por outro lado, é bem provável que você vá pagar o dobro ou o triplo do que você pagaria se comprasse pela internet.

Para quem esta começando sua coleção e não entende nada de perfumes, eu recomendo comprar em loja física. É mais certo que você vá comprar o que gosta.

Aqui vão algumas dicas na hora de escolher o seu perfume:
  • Experimentando. Na maioria das lojas de perfumes, as atendentes espirram o perfume numa tirinha de papel e dão pra você cheirar. Se você for como eu, vai cheirar uns 10 perfumes diferentes. Mas é extremamente importante você selecionar o que você mais gostou e experimentar na pele. Aplique na parte interna do pulso. Você DEVE EXPERIMENTAR O PERFUME NA PELE, pois o perfume se altera em contato com a pele, e às vezes, aquele que cheira bem no vidrinho, fica uma meleca na sua pele.
  • Limpe o Olfato. É importante que entre cheirar um perfume e outro você limpe o olfato. Isso se faz cheirando café. Boas lojas sempre tem grãos de café pra você limpar.
  • Não queira cheirar a loja inteira. Depois de cheirar 5 ou 10 perfumes, você já não consegue diferenciar uma fragrância da outra e a indecisão vai pintar.
De que tamanho eu compro?
Se você for fazer coleção e gosta de ter muitos, recomendo sempre comprar vidros menores de 30 ou no máximo 50 ml. Lembre-se: perfumes também tem prazo de validade, e depois que ele se alteram, ficam uma porcaria....DE VERDADE!


Se você é do tipo "fiel a uma só fragrância", se joga nos vidros de 100 ou até 200ml. Sai bem mais em conta do que comprar vidros menores.


Se você faz coleção, você pode ter determinado perfume que é aquele que você ama de paixão e quando ele acaba, sai correndo pra comprar. Ai sim, eu recomendo um vidro maiorzinho, mas de 100ml no máximo. Mas do que isso, VAI ESTRAGAR!

Que concentração eu compro? 
Todos os perfumes tem uma concentração. Cabe a você escolher qual você quer:
  • Parfum. É a mais concentrada de todas. Acho praticamente impossível usar aqui no clima do Brasil. Fica um cheiro MUITO FORTE. Por ser a mais concentrada, é a mais cara também.
  • Eau de Parfum. Ainda bem concentrada, também não recomendo muito para o clima brasileiro, mas até que dá para ser usada a noite.
  • Eau de Toilette. Mais comum de ser encontrada nas lojas brasileiras, tem uma concentração boa, sem ser aguada.
  • Eau de Cologne. São aqueles perfumes mais aguados, mas ainda fortes. Você pode até usar uma quantidade de uma mão cheia, que não vai ficar fedida.
  • Splash. É como se fosse uma água de cheiro. Você pode se encher dela e praticamente tomar um banho com seu perfuminho que você não vai ficar fedida. Ideal para ser usada após o banho.


Comprando pela internet
Comprar pela internet é só pra quem já conhece o seu gosto ou para quem conhece perfumes.

A minha dica de quem vai comprar pela internet é:
  • Comprando para repor. Use a internet para comprar perfumes que você já tem  e estão acabando ou já acabaram.
  • Conheça o perfume antes numa loja física. Eu faço isso direto!!! Vejo um perfume pela internet que me interessa e vou para uma loja física e no alto da minha cara de pau peço para provar. Pra não pegar tão mal, peça para cheirar 2 ou 3 perfumes, diga que ficou em dúvida sobre qual escolher e fale que volta depois. É horrível com a vendedora, eu sei...mas é necessário.
  • Entenda a descrição do perfume: todo perfume tem uma descrição das principais notas presentes nele e você precisa conhecer as suas notas preferidas de antemão. Dessa forma, você estará mais propensa a acertar no seu cheirinho. Mas esse assunto é tão extenso, que vou explicar no próximo tópico.

Conhecendo o tipo de fragrâncias
Existem vários tipos de fragrâncias e notas, mas na maioria dos perfumes, você vai encontrar as seguintes definições:
(Do lado, coloquei exemplos de perfumes que seguem essa nota. Dessa forma, você pode experimentá-los e ver se você se identifica com a definição)
  • Floral. É o meu favorito! Adoro cheirinho de flores. Tendem a ser mais suaves e refrescantes e podem ser usados durante o dia. Alguns perfumes florais são: Miss Dior Chérie(Christian Dior), 212 (Carolina Herrera)
  • Floral Frutal. Bem parecidos com os florais, tem ainda a adição de notas de frutas. Alguns perfumes florais frutais que gosto são: Daisy (Marc Jacobs), Light Blur (Dolce & Gabanna)
  • Cítricos. São super refrescantes e ideais para o nosso verãozão. Por serem cítricos, em geral possuem notas de flor de laranjeira, bergamota, limão, e outras. Alguns perfumes cítricos:  Dolce & Gabanna Original
  • Doce. Cheirinhos de morango, baunilha e tantos outros bem docinhos. De  todos os cheiros, esse é o único que tenho intolerância. Me dá uma dor de cabeça profunda. Alguns perfumes doces são: 212 Sexy (Carolina Herrera) e quase tudo da Victoria Secret
  • Amadeirado. Alguns perfumes amadeirados são: XX (Hugo Boss),
  • Oriental. perfumes orientais tem uma característica única que não sei descrever direito. São mais quentes e por isso devem ser usados em climas amenos ou a noite. Também são conhecidos por serem muito sedutores. Confesso que não são meus favoritos, mas vale a pena conferir. São orientais: Armani Code (Giorgio Armani), Angel (Thierry Mugler)
 Existem outras descrições, mas essas são as mais comuns. Podem haver também a combinação dessas definições.


Conheça a descrição dos perfumes que você já tem
Conhecer a descrição dos perfumes que você já tem, facilita na hora de escolher um novo perfume.

Por exemplo, eu já sei que eu AMO florais e florais frutais. Por isso, já vou direto na descrição procurando por eles.
Também sei que muito dos perfumes que tenho, tem notas de flor de laranjeira.

Identificar uma nota em comum entre seus perfumes, pode ser a chave para comprar as cegas na internet sem errar.

Melhores lugares para se comprar

Eu só compro em dois lugares:
  1. Free Shop. Se você vai fazer uma viagem internacional, já separe o dinheiro para a compra do Free Shop. Dificilmente você vai pagar mais do que US$50 ou US$60 num bom perfume.
  2. Morangão. O melhor site para comprar perfumes na minha opinião. Tem os melhores preços, a entrega sempre foi perfeita e se a Receita Federal te taxar, eles reembolsam o valor. www.strawberrynet.com


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar. Deixe seu comentário!

 

Super Recomendado Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare