quarta-feira, 9 de maio de 2012

S.O.S do cabelo loiro

às 12:31
Não sei se todo mundo sabe, mas eu sou loira por opção.

Isso quer dizer que a cada 3 ou 4 meses eu visito o salão de beleza para retocar a raiz.

E nesse sábado eu retoquei a raiz e resolvi fazer um post sobre TUDO que uma mulher precisa saber para cuidar do cabelo loiro. O que eu faço, como eu recupero depois da química, como eu cuido a longo prazo e dicas pra quem esta pensando em ficar loira.

ATENÇÃO: Eu não sou profissional! O que eu vou falar aqui, eu conto por experiência própria e o que funciona pra mim, pode não funcionar para você.

O que eu faço?
Eu faço mechas loiras a cada 3 ou 4 meses.
Quando eu acho que meu cabelo esta ficando loiro demais para o meu gosto, eu faço mechas escuras, num tom de castanho bem próximo ao meu tom natural. Normalmente, eu faço mechas escuras 1 ou 2 vezes por ano.

Eu brinco com a cor loira a uns 10 anos. Em alguns momentos passei por ruiva e também voltei ao castanho, mas essas transformações duraram pouco. Sempre volto para o Loiro.

Esse aí é o meu cabelinho.




Essas fotos foram tiradas hoje, então já faz 4 dias que eu pintei e já dá pra ver que meu cabelo já recuperou a maior parte do brilho. Só as mechas mais claras ainda estão meio ressecadas.

Recuperando o cabelo depois da química
Descoloriu o cabelo. A cor ficou linda, mas o cabelo esta uma BOSTA. Calma! É normal!
Como você cuida dos seus cabelos nos primeiros 15 dias vai dizer como o seu cabelo vai ficar nos próximos meses.

  • 36 horas para fechar a cúticula. O descolorante abre todas as cúticulas do cabelo e mesmo que você use produtos selantes elas ainda ficam bem abertas. O cabelo demora 36 horas para fechar as cúticulas e isso acontece naturalmente, então deixe o coitado sossegado.Evite até lavar nessas 36 horas após a descoloração.
  • Cremes de tratamento. Primeiro passo é trocar o condicionador pelo creme de tratamento. Use como se fosse condicionador e deixe agir por uns 2 ou 3 minutos.
  • Hidratação Profunda. Nos primeiros 15 dias após a descoloração, faça hidratações mais profundas (aquelas em que a gente deixa o creme nos cabelos por 20 minutos) 3 ou 4 vezes na semana.
  • Cuidado com a escovação. Desembarace os fios enquanto você estiver com o creme no cabelo. Os primeiros dias são cruciais, pois é quando o cabelo esta mais quebradiço. E uma vez quebrado, só a tesoura dá jeito.
  • Deixe secar naturalmente. Pelo menos nos primeiros 15 dias. Se não aguentar e precisar usar o secador, tudo bem. Mas escova NEM PENSAR. Tome cuidado também quando o seu cabelo estiver secando naturalmente quando ele fica "meio termo" sabe? Meio úmido, meio seco. Essa é a fase em que seu cabelo esta MAIS SUSCETÍVEL A QUEBRA. Por  isso, pente e escova nessa fase nem pensar.
  • Óleo de argan. Use como leave-in. Ele protege o cabelo e hidrata ao longo do dia.
Mantendo o cabelo
Parabéns, seu cabelo sobreviveu os primeiros 15 dias sem quebrar. Agora vamos aos cuidados que você precisa ter a longo prazo.

  • Shampoo desamarelador.  Use shampoo desamarelador (aquele que tem cor violeta) a cada 15 dias ou sempre que você achar que o seu cabelo esta ficando com cor de "água de salsicha".
  • Hidratação Profunda. 2 ou 3 vezes por semana, NO MÍNIMO!
  • Leave-in. Use um bom leave-in SEMPRE. Ele mantem a hidratação do cabelo.
  • Shampoo de limpeza profunda. As vezes você sente seu cabelo opaco e acha que é por falta de hidratação, mas na verdade ele esta opaco por excesso de produto. Use um shampoo de limpeza profunda 1 vez por semana.

Dicas para quem não é loira, mas QUER SER
  • Escolha o processo: tintura, mechas, luzes, etc...
Para quem não gosta de fazer visitas mensais ao salão, ser loira é uma ótima opção DESDE QUE você faça mechas ou luzes. Pois esses processos devem ser retocados só a cada 3 ou 4 meses.


Se você pintar o cabelo INTEIRINHO DE LOIRO, você vai ser ESCRAVA DO SEU CABELO. A cada 15 ou 20 dias você vai ter que retocar a raiz.

Então escolha muito bem o processo que você quer fazer e tenha consciência da manutenção que o seu cabelo precisa.

Particularmente, eu prefiro o processo de mechas ou luzes. Eles exigem menos manutenção, e quando você preserva a cor natural do seu cabelo como fundo, o visual fica mais natural.
Além disso, quando a sua raiz cresce, ela se mistura com o loiro e até fica legal.

  • Não faça mudanças radicais
Não queira ir do castanho escuro ao loiro platinado na primeira sessão.
Por duas razões:
  1. Seu cabelo vai sofrer DEMAIS com um processo muito agressivo.
  2. Você vai estranhar e é bem provável que você volte a sua cor natural antes de se apaixonar pelo loiro.
  • Seu cabelo vai ressecar e ponto. Você vai ser escrava do seu pote de creme
OK, O loiro mechado ou com luzes não exige visitas mensais ao salão, mas em compensação, você vai ficar ESCRAVA dos CREMES DE HIDRATAÇÃO.
Cabelo descolorido exige 2 a 4 hidratações SEMANAIS! Se você não tem tempo de fazer isso ou não gosta, pense antes de descolorir o seu cabelo.
Não adianta ser loira com cabelo com aspecto de cabelo de espiga de milho. CABELO SAUDÁVEL ACIMA DE TUDO!

  • Procure um bom profissional 
Nessa hora não dá pra ser muquirana e querer fazer a transformação em casa. PROCURE UM PROFISSIONAL. E ele tem que ser BOM!
Quando eu falo "bom profissional" entenda como "profissional com qualificação, profissional com recomendação". Um bom profissional não precisa ser necessariamente o mais caro.

Peça recomendações para as amigas e tenha uma CONVERSA LONGA com o profissional antes de deixar as suas madeixas aos seus cuidados.
Deixe bem claro o que você quer e conte como é a sua rotina diária. Um bom profissional vai saber a melhor técnica para aliar o que você quer com a sua realidade diária.

  • Se você tiver outras químicas no seu cabelo, INFORME O PROFISSIONAL.
Certos tipos de química não se dão com descolorante e seu cabelo derrete. LITERALMENTE. Então para evitar ficar careca, informe ao profissional todos os processos químicos pelos  quais seu cabelo já passou.






0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar. Deixe seu comentário!

 

Super Recomendado Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare